domingo, 31 de outubro de 2010

PENSE E RESPONDA:


Quantos patos são quando há um pato entre dois patos, um pato atrás de dois patos, e um pato à frente de dois patos?

DE OLHO NA HORA


No próximo fim de semana (6 e 7 de novembro), 4,6 milhões de estudantes realizarão o ENEM( Exame Nacional do Ensino Médio ) 2010. A nota obtida na prova é lavada em conta no processo de admissão em universidades federais.

Os participantes devem ficar de olho no horário das provas, que segue o de Brasília. Então devemos lembrar que aqui, no Nordeste, ele está uma hora atrasado em relação a Brasília.Não perca a hora!

Boa sorte a todos.

sábado, 30 de outubro de 2010

IFRN - INSCRIÇÕES


Atenção alunos concluintes do Ensino fundamental (9º ano):

Estão abertas as inscições para o exame de seleção do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (todos os polos), para Cursos Técnicos de Nível Médio na Forma Integrada - 1º semestre 2011.

A taxa cobrada para inscrição é de R$ 20,00.

As inscrições serão feitas pela internet, no site:


Participe!!!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O PRÓ-LETRAMENTO CONTINUA...


No dia 26 de outubro nos reunimos para discutirmos sobre o processo de avaliação em matemática. O encontro superou nossa expectativa, pois os cursistas, além de participarem ativamente das tarefas propostas, contribuíram com suas experiências pedagógicas. O tema faz parte do fascículo 8 do curso de formação continuada. Registramos alguns momentos do encontro.

O TREM E O TÚNEL


Quanto tempo leva um trem de 1 km para atravessar um túnel de 1 km de comprimento, se viaja à velocidade de 1 km por minuto?

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

UM PASTOR...


...diz para o outro: "Dê-me um de seus carneiros que ficamos com igual número de carneiros." Mas o outro responde: "Nada disso. Dê-me um de seus carneiros que ficarei com o dobro dos seus." Quantos carneiros tem cada um?

domingo, 24 de outubro de 2010

ACABEI DE LER...


...o livro "Pequeno Tratado das Grandes Virtudes", de André Comte-Sponville. Neste livro o autor parte da idéia de que as virtudes podem ser ensinadas, e esse ensinamento não se dá apenas pelos livros, mas também pelos exemplos. Mas como fazer,? o primeiro passo é conhecê-las, depois, divulgá-las. Os textos nos dão uma boa noção do tema discutido. Vale a pena conferir.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

PEGADINHA MATEMÁTICA:


Pense e responda:

Quando é que 2 + 2 não é igual a 4???

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR...


...em números perfeitos? São aqueles iguais à soma de todos os seus divisores próprios. Por exemplo: os divisores próprios de 6 são 1, 2 e 3. Se você somar: 1 + 2 + 3 = 6. Por isso 6 é um número perfeito.Outros exemplos de números perfeitos são 28 e 496. Até agora, não se encontrou um números perfeito que seja ímpar.

A matemática e seus segredos.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

UMA AULA COM ELEMENTOS REAIS


Trabalhando cálculos de áreas de figuras planas e o cáculo com números decimais, no 7º ano do Ensino fundamental, fiz uso de uma planta baixa de uma casa, e pedi para os alunos calcularem a área de cada compartimento. Foi muito positivo o envolvimento da turma, tanto na observação quanto no cálculo. Eles gostaram da atividade e eu gostei do resultado do trabalho.

Fernando Siqueira - professor de Matemática da Escola Adele e da Escola Mons. Celso Cicco de Ceará Mirim.

QUEBRANDO A CABEÇA!!!


Um senhor de 80 kg e suas duas filhas com 40 kg cada uma, precisam atravessar um rio com um barco. Só que há um problema: a capacidade do barco é de 80 kg por vez. Como farão essa travessia?

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O PROJETO DIDÁTICO...


...que faz parte da grade do curso de capacitação Pró-Letramento/ Matemática e Linguagem, foi discutido hoje, 19.10.2010. Com uma participação significativa dos cursistas, o encontro foi muito esclarecedor. Na oportunidade a equipe do programa homenageou a todos os presentes pela passagem do dia do professor. Eles merecem.

INDISCIPLINA


Se você sofre com a indisciplina em sala de aula, faça o mini-curso "Gerenciamento de Sala de Aula"., É gratuito e por E-mail. Inscrições:

http//www.sosprofessor.com.br

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CURIOSIDADE MATEMÁTICA


A conjectura de Goldbach afirma que todo número par maior que 2 pode ser escrito como a soma de dois números primos ( números que possuem apenas dois divisores: um e ele mesmo). Veja alguns exempos:

4 = 2 + 2 ( 2 é primo, inclusive o único número primo que é par ).



48 = 41 + 7 ( 41 e 7 são números primos).



12 = 5 + 7 ( 5 e 7 são primos ).



100 = 47 + 53 ( 53 e 47 são primos ).

domingo, 17 de outubro de 2010

NA AULA DE ONTEM...


...16.10.2010, do curso de "Trigonometria para o ensino", aprendemos a usar o compasso nas aulas de matemática, e com ele fazermos o transporte de medidas, traçar mediatriz, construir circunferências, e nelas, construir triângulos e lebrar suas propriedades. A aula foi muito positiva pois recordamos conceitos esquecidos. A aula foi marcada por muitas atividades práticas.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

HOJE, 15 DE OUTUBRO...


...queremos parabenizar a todos os professores do Brasil, especialmente os de Ceará Mirim(RN), pela passagem do seu dia.


Ensinar é um ato de amor. Afasta a ignorância e torna o homem vencedor.

Esta frase, apesar da sua simplicidade, nos mostra a importância do trabalho do(a) professor(a).

Sem o trabalho do(a) professor(a) não temos progresso, não temos desenvolvimento nem educação.

O que falta aos professores é o reconhecimento pelos relevantes serviços prestadsos à sociedade.

Parabéns pra vocês!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CURIOSIDADE MATEMÁTICA


Você sabia que, somando 1 ao produto de quatro números consecutivos, o resultado será sempre um número quadrado perfeito ( número que tem raiz quadrada exata)?


Veja os exemplos:


a) 2 . 3 . 4 . 5 + 1 = 121 ( Raiz de 121 é 11)




b) 1 . 2 . 3 . 4 + 1 = 25 (Raiz de 25 é 5 )




c) 7 . 8 . 9 .10 + 1 = 5.041 ( Raiz de 5.041 é 71 )




É muito interessante.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

VAMOS PENSAR?


Quantos ovos o gigante Golias podia comer quando estava de estômago vazio(jejum)?

O DIA DO PROFESSOR E DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO...


...da Escola Estadual Monsenhor Celso Cicco (Ceará Mirim/RN) foi comemorado, em grande estilo, no dia 11.10, no restaurante Miramar (Porto-Mirim). O evento foi muito concorrido.

Parabéns a todos os colegas pelo seu dia.

O PRÓ-LETRAMENTO INFORMA:


Dia 19.10.2010 haverá encontro do curso, no mesmo horário e local.

Participe.

PARABÉNS...

...a todas as crianças de Ceará Mirim(RN), pela passagem do seu dia.
Matemática e boa temática.

domingo, 10 de outubro de 2010

SÁBADO...


09.10.2010, no IFRN - Campus Zona Norte, teve início o Curso "Trigonometria para o ensino".

Coordenado pelo Professor Severino Carlos Gomes, o curso tem como objetivo apresentar uma forma de trabalhar trigonometria por meio da Geometria.

No primeiro encontro, conhecemos um pouco da história da Trigonometria.

Daqui de Ceará Mirim, participam os professores José Walter Fernandes e Fernando Siqueira.

ACABEI DE LER


A Cabana de William P. Young. Um livro de ficção que aborda uma história comovente e de muita fé em Deus, num momento de extrema dificuldade, num momento de separação definitiva: a morte. Na trama, após quatro anos vivendo numa tristeza profunda causada pela culpa e pela saudade da filha, Mack recebe um estranho bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o a voltar à Cabana, local em que ocorreu a trajédia. E ele vai. Você vai se surpreender. Vale a pena conferir.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O 13º ENCONTRO...


... do Pró-Letramento Matemática, aconteceu no último dia 25 de outubro de 2010, no Centro de Formação do Município (Bem-Me-Quer).

Na oportunidade demos continuidade ao estudo do tema Resolução de Problemas.

Com uma boa participação dos cursistas, que se caracterizou pelo estudo de textos, análise de situações vividas em sala de aula e sugeridas pelo fascículo.

Conhecemos os tipos de problemas mais usados no processo de aprendizagem dos alunos: padrão, cotidiano, recreativo entre outros.

O estudo nos proporcionou momentos de troca, e de relato de experiências vividas por eles desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Para descontrair o grupo, trabalhamos desafios matemáticos interessantes, conforme o que segue abaixo:

"Um trem gasta 80 minutos em trajeto de uma cidade a outra. Na volta, ele gasta 1h e 20min. Por que isso ocorre?"


Questões como esta nos levam a usar de forma estimulante o raciocínio lógico matemático que é tão usado nas atividade do cotidiano.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

MINI CURSO


Estão abertas as inscrições para um Mini Curso "Gerenciamento de Sala de Aula", para professores de qualquer área. A inscrição é gratuita e o curso é feito via E-mail.

Vale a pena conferir.

O site para inscrição é

http://www.sosprofessor.com.br/

MINI CURSO

domingo, 3 de outubro de 2010

DESAFIO


Matemática é uma área do conhecimento que nos leva a pensar, logo temos muitas chances de com ela desenvolver o nosso raciocínio lógico. Vejamos.


Numa fileira de 6 copos, os três primeiros estão cheios e os três últimos estão vazios. Mexendo com apenas um copo, é possível deixá-los de forma intercaladas: um cheio, um vazio...

Como você faria isso?

ATENÇÃO...


...Cursistas do Pró-Letramento de Linguagem e Matemática: Terça-feira, 05 de outubro, haverá encontro, no mesmo local e horários. Contamos com suas participações.

Atenciosamente,

Fernando, Francisaca, José Walter e Valério.

sábado, 2 de outubro de 2010

ACABEI DE LER...


..."O Mestre dos Mestres", de Augusto Cury. Ao longo da história, muitas pessoas conseguiram mudar o curso da política, da filosofia, da ciência ou da religião. Houve um homem, no entanto, que foi capaz não só de abalar os alicerces do pensamento como de alterar para sempre a trajetória da humanidade. Esse homem foi JESUS CRISTO e seus ensinamentos geram frutos há mais de dois mil anos. Suas incomparáveis inteligência e personalidade toranaram-no o perfeito ponto de partida para uma investigação sobre o funcionamento da mente humana e sua surpreendente capacidade de superação. Este é o 1º livro de uma série que estuda a vida de Jesus. Vale a pena conferir, por isso eu recomendo.